Perguntas NB

cropped-nemeton_beleni_banner

gato-em-duvida

O conteúdo desta página estará permanentemente em expansão. Perguntas devem ser enviadas ao e-mail nemetonbeleni@gmail.com.

1) Gostaria de mais informações sobre o projeto.

Um druida despido de poder político e de funções judiciais, mas súdito de um império global. Viajado (para muito além da sua província céltica), curioso (com apetite voraz por informação de todo tipo), instruído em todas as ciências do ofício sacerdotal e apto a prestar atendimento com o melhor da sua habilidade. Possuidor do charme gaulês, da disciplina romana e da oratória desinibida dos gregos. Alguém que Apolo Belenos gostaria de ter como seguidor. O objetivo é materializar essa criatura mítica.

2) Vocês aceitam estudantes de fora do Rio Grande do Sul?

Honestamente, há problemas em verificar competências à distância. A atividade do Nemeton não é um curso com duração definida, mas a construção de competências que podem estar presentes já no momento inicial (embora não em todas as áreas), devendo, em caso contrário, ser desenvolvidas. Por exemplo: o indivíduo A não possui conhecimento de nenhuma tradição mitológica, porém domina uma ou mais ferramentas oraculares. Ou conhece uma determinada tradição mitológica, porém é péssimo ao transmiti-la e não consegue memorizar a sequência de um rito. O mesmo indivíduo pode ser excelente numa área específica e totalmente destreinado em outra. O decurso do tempo (uma roda, duas, vinte rodas) não significa que uma competência foi adquirida. E isto é exatamente o que interessa: competência. Dito isso, os tempos são outros e é preciso ser um pouco flexível. Então, sim.

3) Vocês aceitam membros que também pertençam a outras denominações druídicas?

Esta não é uma denominação druídica. É inspirada nos druidas gauleses; não, contudo, nos da Gália independente e sim naqueles que possivelmente existiram na era romana, inseridos numa paisagem urbanizada e cosmopolita e talvez evitando o uso do nome “druida” por questões legais.

Logo, a pergunta deve ser reformulada: “Vocês aceitam membros que também pertençam a denominações druídicas?”. Sim, druidas podem ser aceitos, assim como asatruares, bruxos tradicionais, wiccanos, seguidores do Monstro de Spaghetti Voador, do Unicórnio Rosa Invisível etc. Até mesmo abraâmicos, embora a vida deles pode se tornar um tanto confusa, uma vez que  internamente terão de se conformar às práticas do Nemeton – o contrário jamais irá acontecer. Em caso algum.

A aceitação depende das respostas oferecidas na ficha de inscrição. Só deve ficar claro que aceitação inicial não implica em permanência.

4) Quais são os valores do Nemeton?

Três valores, o que não é coincidência: Conhecimento, Excelência, Disciplina. Vou elaborá-los ligeiramente.

A busca do conhecimento (definido como “informação útil, adaptada a um propósito”) abre a mente a novas perguntas e, consequentemente, à oportunidade de aprender ainda mais e resolver os problemas que fazem parte da vida de todas as pessoas. Criar conhecimento exige imaginação e pensamento crítico. Magia também. Outra vez, isso não é coincidência.

Excelência e qualidade que se traduzam em realidade concreta, construídas a partir de comunicação, inspiração, superação, desafio e capacidade de mudar. “Bom o suficiente” nunca será um horizonte aceitável. “Somente o melhor” é o objetivo.

O equilíbrio entre disciplina e flexibilidade é necessário em todas as áreas da vida, seja pessoal ou profissional. Sem disciplina (“a capacidade de sacrificar a gratificação imediata e momentânea em favor de um objetivo a longo prazo”), trabalhando intensamente na realização de tarefas que permitam adquirir novas habilidades, nenhum progresso é possível.

5) O que é preciso fazer para ser um seguidor do Nemeton?

Curtir a página no Facebook.

6) Mas só isso? E o ensinamento?

Você não entendeu. “Seguidores” não interesssam. Talvez você tenha encontrado caminhos onde há uma distinção entre sacerdotes e indivíduos que somente desejam instrução espiritual. Esse não é o caso do Nemeton. O Templo não é um aprisco para ovelhas em busca/necessitadas de um pastor, mas um criadouro de animais de caça: Selgokunes Beleni, os “Galgos de Belenos”. Ovelhas acabarão seriamente machucadas se permanecerem aqui. É melhor que comam pasto no outro lado da colina.

Anúncios