Runā antes da Oração

cropped-nemeton_beleni_banner

runaantesA runā (segredo) é uma oração curta que prepara o indivíduo para outro rito. Deve ser dita em voz baixa e cadenciada como as ondas do mar, de preferência em local quieto e retirado, em área fechada ou ao ar livre, ou, se possível, às margens do mar ou de um rio.

Ergo minhas mãos sob o olhar de Sukellos que me formou,
Sob o olhar de Lugus que me fez livre,
Sob o olhar de Maponos que me fez puro, em amizade e alegria.

Dai-me prosperidade em minha necessidade:

O amor de Eponā,
A amizade de Brigindū,
A sabedoria de Ogmi̯os,
A bênção de Nantosu̯eltā.
O temor de Nemetonā,
A vontade de Nodenđ,

Para que no Mundo do Três eu faça
como fazem em Albii̯os Deuses e Ancestrais.
Em cada sombra e luz, em cada dia e noite,
dai-me vosso poder e proteção.

Comentários

i) Nōdenđ (Nodens)

O caractere final no nome Nōdenđ representa uma letra que os romanos denominaram tau gallicum (“t gaulês”). Na época em que os gauleses escreviam a sua língua usando o alfabeto grego, o som do tau gallicum costumava ser representado por um theta duplo, ΘΘ, ou por um delta, Δ, cortado por uma pequena barra horizontal. Com o alfabeto latino, usava-se um s duplo, SS, cortado por uma barra horizontal, ou um D, cortado por uma barra horizontal.

Na verdade, a grafia era bastante variada:

Latim: t, tt, th, tth, d, dd, d, dd, ts, ds, s, ss, ss, sc, sd, st
Grego: θ, θθ, σ, σσ, σθ, τ, ττ
Etrusco: san, dzeta (também sigma?)

O valor fonético exato do tau gallicum, uma inovação gaulesa para atender uma necessidade da língua gaulesa, não é conhecido com exatidão. A opinião mais aceita atualmente é que o som desse caractere seria o de uma africada geminada, /ts/. Assim, a pronúncia de Nōdenđ seria algo como Noo-dents, genitivo Nōdentos, cf. latim Nodens, Nodentis.

Cultuado na Grã-Bretanha e na Gália, a interpretação romana (interpretatio romana) identificou Nōdenđ a Mars (Marte), deus da guerra, mas também da agricultura (Mars Pater, “Pai Marte”), bem como a Mercurius (Mercúrio) e Neptunus (Netuno). A identificação de Nōdenđ ao romano Mars lembra-nos que o rei guerreiro Nuada Airgetlam dele descende, ao passo que a perda do braço de Nuada tem paralelo na mesma mutilação sofrida pelo germânico Tyr, também identificado a Mars. Assim como Nuada foi sucedido no trono por Lugh, talvez Lugus tenha ocupado uma posição que um dia foi de Nōdenđ.

Uma das interpretações do nome de Nōdenđ é “apanhador”, ligando-o à pesca e à caça. Nas ruínas do seu santuário no complexo de Lydney Park (Gloucestershire, Inglaterra), há mosaicos com imagens de golfinhos, peixes e monstros marinhos. Esse santuário era um edifício imponente em estilo clássico, que a arqueologia tem interpretado como destinado a abrigar peregrinos enfermos que ali dormiriam na esperança de que uma cura lhes fosse revelada em sonho pelo deus. Numerosos objetos encontrados no local (inclusive imagens de cães, associados à cura) atestam que Nōdenđ, além de guerreiro e provedor de alimento, era reverenciado também como deus terapeuta.

Bellouesus /|\

Quaisquer perguntas somente serão respondidas pelo e-mail nemetonbeleni@gmail.com ou pelo fórum Nemeton Beleni.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s