O Céu Etrusco

etruEm De Nuptiis Mercurii et Philologiae (“O Casamento de Mercúrio com a Filologia”), o poeta norte-africano Martianus Capella (séc. V d. C.) oferece uma longa descrição do costume etrusco de dividir o céu em dezesseis regiões, cada uma delas habitada por uma ou mais deidades, o que combina com a divisão da borda externa da face superior do famoso “Fígado de Piacenza”.

Nesse texto, Mercúrio, antes de celebrar seu casamento com Filologia (literalmente, “amor às palavras”, mas uma personificação do Conhecimento no poema) envia convites a todos os deuses que habitam as regiões celestes. Este trecho fornece o mais importante testemunho em língua latina para a compreensão do panteão e dos cosmo etruscos. O fato de que algumas das deidades citadas por Capella podem ser prontamente identificadas a deuses etruscos bem conhecidos, enquanto outras são totalmente obscuras na religião romana, parece indicar que o poeta estava seguindo uma tradição etrusca original.

Martianus Capella, De nuptiis Mercurii et Philologiae, 1.45 – 61

Nam in sedecim discerni dicitur caelum omne regiones
in quarum prima sedes habere memorantur post ipsum
Jovem dii Consentes Penates, Salus ac Lares, Janus, Favores
opertanei Nocturnusque. In secunda itidem mansitabant
praeter domum Jovis, quae ibi quoque sublimis est, ut
est in omnibus praediatus, Quirinus Mars, Lars Militaris;
Juno etiam ibi domicilium possidebat, Fons etiam,
Lymphae diique Novensiles. Sed de tertia regione unum
placuit corrogari. Nam Jovis secundani et Jovis Opulentiae
Minervaeque domus illic sunt constitutae; sed omnes
circa ipsum Jovem fuerant in praesenti. Discordiam
vero ac Seditionem quis ad sacras nuptias corrogaret,
praesertimque cum ipsi Philologiae fuerunt semper
inimicae? De eadem igitur regione solus Pluton, quod
patruus sponsi est, convocatur. Tunc Lynsa silvestris,
Mulciber, Lar Caelestis nec non etiam militaris Favorque
ex quarta regione venerunt. Corrogantur ex proxima
transcursis domibus conjugum regum Ceres, Tellurus
Terraeque pater Vulcanus et Genius. Vos quoque,
Jovis filii, Pales et Favor cum Celeritate, Solis filia, ex
sexta poscemini; nam Mars Quirinus et Genius superius
postulati. Sic etiam Liber ac secundanus Pales vocantur
ex septima. Fraudem quippe ex eadem post longam
deliberationem placuit adhiberi, quod crebro ipsi Cyllenio
fuerit obsecuta. Octava vero transcurritur, quoniam ex
eadem cuncti superius corrogati, solusque ex illa Veris
Fructus adhibetur. Junonis vero Hospitae Genius accitus
ex nona. Neptune autem, Lar Omnium cunctalis, ac
Neverita tuque Conse ex decima convenistis. Venit ex
altera Fortuna et Valetudo Favorque pastor, Manibus
refutatis, quippe ii in conspectum Jovis non poterant
advenire. Ex duodecima Sancus tantummodo devocatur.
Fata vero ex altera postulantur; ceteri quippe illic dii
Manium demorati. Bis septena Saturnus eiusque caelestis
Juno consequenter acciti. Veiovis ac dii publici ter
quino ex limite convocantur. Ex ultima regione Nocturnus
Janitoresque terrestres similiter advocati. Ex cunctis igitur
caeli regionibus advocatis deis ceteri, quos Azonos vocant,
ipso commonente Cyllenio convocantur.

Pois se diz que em dezesseis regiões o céu está dividido, na primeira das quais, recorda-se, depois do próprio Iuppiter, os Dii Consentes e os Penates, Salus e os Lares, Ianus, os Favores Opertanei e Nocturnus possuem morada.

Na segunda, de forma semelhante ali habitavam, além da casa de Iuppiter, que ali é também muito elevada, uma vez que ele é bem dotado de todas as coisas, Quirinus, Mars, Lars Militaris. Iuno também possuía uma casa ali, também Fons, as Lymphae e os Dii Nouensiles.

Porém, da terceira região decidiu-se convidar um deus. Pois as casas de Iuppiter Secundanus e Iuppiter Opulentiae e de Minerua ficavam localizadas ali. Contudo, todos haviam estado presentes ao redor do próprio Iuppiter. Quem convidaria Discordia e a Seditio para o casamento secreto, especialmente porque estas foram sempre inimigas  da Philologia? Portanto, da mesma região somente Pluto foi convocado, pois era o tio do noivo.

Lynsa Siluestris, Mulciber, Lars Caelestis e bem assim Lars Militaris e Fauor vieram da quarta região.

Da seguinte, ao serem atravessadas as moradas das esposas reais, Ceres, Tellurus e o pai da Terra, Vulcanus, e Genius foram convidados.

Também vós, filhos de Iuppiter, e Fauor junto com Celeritas, filha do Sol, fostes solicitados da sexta região. Pois Mars Quirinus e o Genius foram chamados acima.

Então, Liber e Secundanus Pales foram chamados da sétima região. Da mesma, após longa deliberação, decidiu-se incluir Fraus, pois esta fora frequentemente admitida com o próprio deus cilênio [Mercurius].

A oitava é atravessada, pois dela todos haviam sido convidados e somente Veris Fructus é incluído dessa região.

O Genius de Iuno Sospita é convocado da nona.

Mas Neptunus, Lar Omnium Cunctalis e Neuerita e também tu, Consus, fostes chamados da décima.

Da próxima vêm Fortuna e Valetudo e Fauor Pastor com os Manes mandados embora, pois sem dúvida não foram capazes de vir ante Iuppiter.

Da décima segunda apenas Sancus é chamado.

Da seguinte os Fata são solicitados; outros, porém, os Dii Manes, permanecem ali.

Da décima quarta região Saturnus e sua Iuno Caelestis são em consequência convocados.

Veiouis e os Dii Publici são chamados da décima quinta fronteira.

Da última região Nocturnus e os Ianitores Terrestres são do mesmo modo chamados.

Portanto, quando todos os deuses haviam sido convocados das regiões do céu, aqueles aos quais chamam Azoni foram convidados por solicitação do próprio Cilênio.

Leia também Os Deuses no Fígado de Piacenza.

Tradução: Bellouesus /|\

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