Tat, Alldui e Indui

clip9_10

De acordo com o Lebor Gabála Érenn (LGE, “Livro das Conquistas da Irlanda”), §64:

Lug, filho de Cian, filho de Dian Cecht, filho de Esarg, filho de Net, filho de Indui, filho de Alldui, ele foi o primeiro a trazer o fidchell e o jogo de bola e corridas de cavalo e assembleias a Ériu […]

O LGE acrescenta muitos outros nomes à genealogia de Lug, ligando-o tipicamente aos personagens bíblicos como ancestrais mais remotos:

Lug, filho de Cian, filho de Dian Cecht, filho Esarg, filho de Net (Neid, Neit), filho de Inda (Indui), filho de Allda (Alldui), filho de Tat, filho de Tabarn, filho de Enda, filho de Baath, filho de Ibath, filho de Bethach, filho de Iardan (i. e., Íarbonél, o profeta), filho de Nemed, filho de Agnomain (ou Adla), filho de Partholon, filho de Sera, filho de Sru, filho de Esru, filho de Bimbend (sic), filho de Aithech, filho de Magog, filho de Iafeth, filho de Noé.

A respeito de Net, sabe-se que:

1. Fea e Nemaind (duas filhas de Elcmar de Brug na Bóinne) eram as duas esposas de Net, que deu seu nome a Ailech Neit.
2. Seus filhos eram Delbaeth, Edleo, Esairc. Em algumas versões, seu filho é Elada (pai do Dagda) e seu neto é Bres.
3. Net caiu em Carn Ui Neit ante a magia de Lug Lamfada ou Neid foi queimado em Ailech Neid durante o reinado de Acrisius na Assíria.
4. Net, filho de Indui, e suas duas esposas, Badb and Neman sem engano foram mortos em Ailech sem falha por Nemtuir, o Vermelho, dos Fomoráig.

Três nomes importam neste momento: Tat, Indui e Alldui.

Na “Geografia”, Ptolomeu (séc. II E. C.) menciona uma tribo irlandesa chamada Ἰούερνοι, Iouernoi (Iuerni em latim, “ivérnios”, adaptando-se o nome ao português), que pode ser (linguisticamente, ao menos) identificada aos Érainn (Éraind, Érnai, Érna), uma das tuatha que habitavam Mumain (sul da Irlanda) no começo da Idade Média.

Tomás Proinsias Ó Rathaile identifica os Érainn com os Firbolg do LGE e com os Belgae da Gallia e da Britania, acreditando que fossem usuários de uma língua não goidélica, possivelmente britônica, que Cormac mac Cuilennáin de Caiseal chamou Iarmbérla (Sanas Cormaic, séc. X E. C.), “língua de ferro” em irlandês antigo. Cormac informa que se tratava de idioma “penoso e difícil”, tendo seu uso cessado recentemente. Não obstante, as numerosas inscrições ogâmicas em irlandês primitivo encontradas em Mumain testemunham que os ivérnios falavam, já ao fim do período pré-histórico, uma língua proto-goidélica.

Ó Rathaile menciona* alguns teônimos ivérnios que parecem apoiar tenuamente sua hipótese. Um desses teônimos é precisamente o Tat que se encontra na genealogia de Lug, acima mencionada: in Tat Már. In é o artigo definido; már é o adjetivo “grande”. Tat, porém, não integra o léxico irlandês, estando ausente do Dictionary of the Irish Language – DIL da Royal Irish Academy – RIA. A palavra não existe em gaélico. Mas existe nas línguas célticas britânicas:  galês/bretão tad, córnico tas, “pai”, termo da linguagem infantil, cf. latim papa > grego πάππας, inglês dad, que remontam a um proto-céltico *tatos. In Tat Már da Irlanda seria y Tad Mawr em Gales (“o Grande Papai”), proto-céltico *sindos tatos māros.

A mesma influência linguística da ilha vizinha mostra-se em dois dos outros nomes que servem de mote a esta pesquisa: Alldui e Indui. All- (> ollo-) e in- (> ande-) são partículas intesificadoras de uso corriqueiro em irlandês. O segundo elemento de ambas, -dui, significa “deus”, día em irlandês antigo, duw em galês, doue em bretão, devo– em gaulês, que remontam ao proto-céltico *deyṷos. Alldui (> *Ollodeyṷos) e Indui (> *Andedeyṷos) têm o mesmo significado, “Grande Deus”.

Assim, “Net, filho de Indui, filho de Alldui, filho de Tat” quer dizer “Net, filho do Grande Deus, filho do Grande Deus, filho do Pai”.

Seria ousado entrever nessa genealogia um antigo grande deus tríplice: Tatos Māros, Ollodeyṷos e Andedeyṷos (“Grande Pai, Grande Deus e Grande Deus”)?

Bellouesus /|\

* O’Rahilly, T. F. (1946). Early Irish History and Mythology. Dublin: The Dublin Institute for Advanced Studies, pp. 205-206.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s